Medo #08: Varrineto, o Incansável Mestre de Jogo do Pau

            Antigamente havia os varredores de feira, praticantes de jogo do pau itinerantes que se deslocavam de feira em feira para desafiaram outros praticantes da mesma modalidade. E ele era considerado o melhor varredor de todos – desafiar quem pudesse manejar um varapau de combate era o que adorava fazer!

            Atualmente ainda percorre os mesmos sítios para desafiar quem pode lutar jogo do pau contra ele, independentemente da vontade do seu muitas vezes relutante opositor!


Ilustração oficial do Varrineto

            Elemento: Fogo

            Medidas: 1,7 m de altura

            Habitat: Zonas ermas à entrada de povoações e recintos de feiras sem movimentação

            Horas de aparição: meia-noite

            Habilidades sobrenaturais: mudança de forma e de tamanho, velocidade hipersónica

            Tipo de alimentação primária: dor física
            Fica escondido à espera de que passem pessoas junto dele, podendo ficar mais pequeno até ao tamanho de um escaravelho-da-batata para caber onde tenciona se esconder. Avalia rapidamente quem passa para ver se pode lhe dar luta com varapaus de combate – tem olho clínico para isso. Se aparecer por fim alguém que possa lutar contra ele, de que género sexual ou idade for, aparece rapidamente na sua forma habitual à frente dessa pessoa, e dá-lhe 1 dos 2 varapaus que carrega consigo. Então luta jogo do pau contra essa pessoa, com o objetivo de infligir-lhe dor. Os seus golpes de varapau podem partir a cabeça de alguém! Não adianta aquele que teve a honra de ser escolhido para tal combate – honra duvidosa para quem não está com vontade de lutar jogo do pau na altura, convenhamos! – recusar de imediato, dado que vai ser golpeado na mesma, ou tentar fugir, pois invariavelmente tem o caminho barrado graças à velocidade sobrenatural dele, pelo que o melhor mesmo é lutar contra ele e defender-se o melhor possível… Ou deixar-se bater! Quando já estiver saciado, sai de cena com os 2 varapaus (nem adianta ficar com o que é dado, pois é retirado nem que seja à força!) através da velocidade referida na última frase.

            Tipos de alimentação alternativa: bacalhau dourado, caldo verde

            Apesar de tudo, no fundo é um Medo justo: luta de forma honrada com quem pelo menos não se importa de lutar contra ele, recusando veemente a combater de forma desonesta e até explicando rápida e brevemente as regras do jogo do pau se solicitado, e jamais se mete com quem não se pode defender dele, protegendo sem hesitar aqueles que não se podem defender dos que são mais fortes.

Sem comentários: