Dicas para se ser um bom caçador de Medos

            Como mostramos anteriormente, a caça aos Medos é uma atividade interessante e entusiasmante para se aprender sobre o mundo dos Medos e o que o envolve, mas que também pode acarretar sérios riscos para a integridade física e psicológica. Se vocês quiserem ser caçadores de Medos verdadeiramente conscientes, recomendamos muito que sigam as dicas que deixamos a partir de agora.

            Os 10 Mandamentos da Caça aos Medos
            O que começou por ser uma brincadeira ao se abrir um tópico próprio no Medos Procuram-se, o fórum sobre Medos mais popular da Internet, acabou por se tornar em algo sério e dar forma a um conjunto de regras que passou a ser considerado o guia ético que qualquer caçador de Medos que se preze deve tomar para a sua jornada. Mostramos então essas 10 regras, ou mandamentos, escritas na 2º pessoa do singular, antes de dizermos o que devem fazer para caçar Medos e ter uma relação de confiança com eles com eficácia e segurança. Dada a sua importância, tomem nota dos mandamentos!
            1) Cuida da tua integridade física, psicológica e moral.
            2) Conhece bem os teus limites (físicos, financeiros, etc), e só os testes se te sentires preparado(a) para isso.
            3) Sê organizado(a) e meticuloso(a).
            4) Nunca desistas, a menos que aquilo que faças esteja para lá dos teus limites.
            5) Respeita os outros caçadores de Medos, ajuda-os da melhor maneira que possas sem pedires nada em troca e aceita atentamente a ajuda que eventualmente eles te dão, sempre te dando ao respeito.
            6) Respeita os Medos, colabora com eles da melhor maneira que possas e aprende sempre que possível acerca deles, sempre te dando ao respeito.
            7) Respeita a cultura tradicional, clássica e popular do meio que te envolve, e trabalha e aprende acerca dela o melhor que possas para a sua preservação sem deixares de a questionar.
            8) Respeita as populações humanas dos sítios por onde te deslocas na tua jornada, sempre te dando ao respeito.
            9) Respeita a Natureza, tanto a que encontres como a que não encontres, e trabalha e aprende acerca dela o melhor que possas para a sua preservação.
            10) Dá o teu melhor contributo através das tuas ações e das tuas palavras para uma sã convivência entre a Humanidade, os Medos e o mundo em que estamos todos inseridos.

            Requisitos para se ser caçador de Medos
            Como temos dito até agora, não é qualquer um que pode sair por aí atrás dos Medos para lhes pedir que assinem o papel! A caça aos Medos é uma atividade que requer determinadas condições, e só podem participar nela se as cumprirem todas. Em cada parágrafo a seguir vamos dizer essas condições e as razões por detrás de cada uma delas.
            Interesse genuíno pelos Medos. Este é o requisito básico, como é óbvio. Só pode tentar estabelecer uma relação de confiança com essas criaturas quem tem curiosidade em conhecê-las melhor e desejo de estar próximo delas sem querer ganhar nada além da colaboração mútua naquilo que cada um faz: o caçador poderá ter um ajudante fiel na caça a quem ainda não assinou o papel e alguém que lhe explique cara a cara sobre aquele universo sobrenatural, e o Medo que assinou poderá ter alguém que o ajude a alimentar-se ao dar-lhe pelo menos 1 dos seus tipos de alimentação alternativa e a torna-lo mais forte; quem sabe se, por fim, não nascerá uma amizade genuína entre ambos (é possível, mas difícil)! Olhem que os Medos não costumam ser lentos a aperceberem-se de quem tem segundas intenções com eles sem darem nada em troca… E não apreciam muito esse tipo de gente!
            Aptidão psicológica. Como já temos visto, os Medos não são pêra doce de se lidar! Os Medos são, por norma, assustadores, tenebrosos; o aspeto de muitos deles e/ou a maneira como procedem com os vivos causa choque e pavor – aliás, é disso que algumas dessas criaturas se alimentam. Mesmo estabelecer uma relação de maior proximidade com um Medo que já assinou o papel pode mexer com a mente de um caçador. Em suma, trata-se de uma atividade em que são necessárias muita coragem e força de vontade. Isso tudo somado aos motivos pelos quais a caça aos Medos requer paciência (só se poder ir ter com eles nas alturas em que aparecem, organizar de forma correta a jornada, abrir a mente para um universo sobrenatural que nem sempre é fácil de compreender, nem sempre serem encontrados – algo que é muito frustrante, acreditem! , etc) leva a um desgaste psicológico de que muitos caçadores já se ressentiram, infelizmente.
            Aptidão física. Não se trata apenas de estarem sempre sãos como um pêro e terem pedalada para se deslocarem nos terrenos inóspitos e irregulares (alto-mar, caminhos de cabras, zonas montanhosas, etc) que constituem boa parte das áreas de aparição dos Medos! Lembrem-se que terão de estar a pé entre as 6h00min e as 7h00min se quiserem «autógrafos» dos Medos cuja altura em que aparecem pelo menos é as 6h00min, poderão estar debaixo do Sol escaldante de entre o meio-dia e as 13h00min se tencionam obter as assinaturas dessas criaturas em que no mínimo 1 das suas horas de aparição é o meio-dia, e estarão obrigatoriamente acordados até à 1h00min se estão à procura das assinaturas dos Medos em que a meia-noite é pelo menos 1 das suas horas de aparição; e isto sem contar com as noites passadas em branco e os dias completos passados no terreno em alturas em que essas criaturas estão ativas além das suas habituais horas de aparição (Dia de Natal, noites de São João, noites de Santo António no caso do Romântratante, etc)! E ainda não dissemos que podem estar sujeitos às mudanças de condições climáticas de certos sítios por onde andarem, isto é, correrem o risco de, por ex., num sítio desabrigado estar o tempo agradável para lá se andar num momento e rebentar uma chuvada instantes depois, pois não?!
            Condições sócio-financeiras favoráveis. A menos que arranjem alguém que vos ajude nesta atividade a nível monetário e/ou de infra-estruturas, a caça aos Medos, uma atividade basicamente amadora, não é propriamente barata! Recordamos que a maior parte dos caçadores faz parte de uma geração que em grande parte ainda não tem um emprego com contrato efetivo e casa própria, e mesmo os que têm isso não costumam ter uma vida muito desafogada. É necessário pagar o material, algum dele bem caro, usado na jornada, o transporte (gasolina ou baterias elétricas no caso do transporte individual, bilhetes ou passes no caso do transporte coletivo), a estadia (frequentemente é necessário passar dias a procurar Medos nas suas áreas de aparição, tempo esse passado muitas vezes longe da habitação de quem os caça, pelo que é pouco viável ou mesmo impossível ir para lá e voltar a casa num curto espaço de tempo), a comida e bebida não-incluídas na última coisa referida… Isto tudo para conseguir o «autógrafo» de um único Medo! Claro que vocês podem se deslocar a longas distâncias através de certas habilidades sobrenaturais que os Medos que já assinaram o vosso papel podem ter – teletransporte, uso do Borborinho e velocidade hipersónica –, algo que eles aceitam e que vos permite poupar dinheiro; porém, trata-se de uma ideia muito controversa, dado que há quem pense que o uso dessas habilidades sobrenaturais, nomeadamente o uso do Balborinho, pode acarretar riscos para a saúde humana (embora ainda não se tenha provado isso, caso seja verdade), além de o teletransporte e a velocidade supersónica terem limitações – os Medos que podem teletransportar-se com o que levam só conseguem ir assim para onde eles já estiveram antes e a uma distância máxima entre o lugar de partida e o lugar de chegada, e cada Medo que pode locomover-se a uma velocidade que lhe permite percorrer dezenas de km em poucos min com o que leva tem um limite de resistência para isso.

            Material obrigatório e facultativo para um caçador de Medos
            Reúnem as condições mostradas em cima para serem caçadores de Medos? Se sim, ótimo! Agora indicamos e explicamos o material necessário, ou pelo menos útil, para irem à procura dos Medos para que estes possam colaborar convosco.
            Folha de papel e caneta para os Medos assinarem. São, sem dúvida, os itens-base da caça aos Medos, pois sem eles não se desenrola. Trata-se uma folha de papel de qualquer tipo, desde que tenha qualidade e esteja limpa, e uma caneta (e não um lápis) que escreva bem. Não se sabe bem porquê, mas uma assinatura de Medos numa folha de papel exclusivamente para o efeito, que não se estrague ou fique perdida no mínimo por algum tempo, faz com que estes eventualmente passem a colaborar com quem tem o papel. A folha pode ter também o nome do caçador que a possuiu.
           Objeto para guardar a folha de papel com as assinaturas dos Medos. Convém guardar o papel numa boa capa, mica ou pasta.
            Objetos para apontar informações. A mesma caneta ou outra, lápis, bloco de notas, computador portátil… Enfim, o que quiserem levar para tomarem notas de, por ex., informações pesquisadas sobre Medos ou altura e locais exatos do pelo menos 1º encontro que tiveram com eles. Acreditem que vos pode ser útil.
            Lanterna. Necessária quando a caça decorre de noite, não só para iluminar-vos o caminho, como também para os Medos que usem a ocultação no escuro (ex.: Miu-Miu e Pika-Miolos) ficarem visíveis quando lhes dirigirem a luz. Basta uma lanterna de díodo emissor de luz que caiba no bolso, mas uma lanterna de cabeça também é uma boa opção, pois permite-vos deixar as 2 mãos livres. Ah, e não se esqueçam das pilhas de reserva e de pelo menos 1 lanterna extra!
            Relógio. Ter um relógio sempre à mão, seja ele qual for, é indispensável para ver quando chegam as horas de aparição dos Medos cujas assinaturas querem ver no papel, mas também para registar a altura exata em que eles aparecem num dado sítio caso queiram encontrá-los de novo – é provável que um Medo apareça no mesmo sítio onde o encontraram exatamente à mesma altura, uma vez que as ditas criaturas costumam ter uma rotina de patrulha na área que assombram.
            Detetor de campo eletromagnético. Utilizado para localizar e rastrear fontes de energia. Mesmo que o campo eletromagnético seja invisível e fraco, o detetor capta flutuações nesse campo. Os Medos distorcem os campos com sua presença há a possibilidade do Medo de que procuram esteja perto de vós, mesmo estando à vossa beira invisível ou oculto no escuro, se houver flutuações de 5 a 17 cm no campo rastreado. Porém, antes de usarem o detetor na área de aparição de um Medo, certifiquem-se que os dados que poderão receber serão legítimos ao andarem antes pela mesma área para fazerem leituras iniciais perto de eventuais fontes de energia (postes de luz, tomadas elétricas, etc).
            Bússola. Como os detetores de campo eletromagnético são caros e não muito fáceis de manobrar, a bússola é um item mais usado, principalmente pelos caçadores novatos, embora não seja tão precisa como o detetor. Se estiver tudo normal, a agulha da bússola vai apontar para Norte; se for influenciada por algum outro campo de energia, a agulha vai apontar para outro lugar ou mover-se de maneira incomum, chegando a rodar – pode ser a indicação de que um Medo, mesmo invisível ou oculto no escuro, está por perto. Além disso, podem utilizá-la para evitarem ficar perdidos nas áreas assombradas por Medos.
            Sensor de movimentos. Os sensores de movimentos são geralmente usados para vigilância de espaços, mas podem ser usados para sentirem movimentos feitos por Medos, mesmo aqueles que usam a invisibilidade ou a ocultação no escuro. Estes sensores podem funcionar a pilhas e ser comprados a baixo preço. São ótimos em espaços fechados, mas também funcionam em espaços abertos, desde que vocês consigam evitar que galhos ou animais disparem o alarme.
           Termómetro ou scanner térmico. Muitos úteis para registar a aproximação, em qualquer circunstância, de Medos de Fogo, uma vez que a temperatura espetral deles, mais alta que a dos outros Medos, faz com que a temperatura do ar à sua volta suba bruscamente 10 ou mais °C. Recomenda-se o uso de termómetros infravermelhos, pois reagem em menos de 1 s aos aumentos de temperatura e podem ler áreas de leitura maiores.
            Talco ou farinha e plástico preto. Utilizados em Medos caminhantes que podem ficar invisíveis ou ocultos no escuro. Basta usarem um plástico preto (um saco de lixo aberto ao meio, por ex.), colocá-lo no solo das áreas de aparições dos Medos de que procuram, salpicá-lo de talco ou farinha, e ver se e por onde passam os tais Medos ao deixarem marcas no plástico.
            Roupa e calçado adequados. Convém estarem vestidos e calçados como deve ser para a área destinada, especialmente se for uma área pouco ou nada humanizada com clima e terreno agrestes! Além disso, roupas especialmente grossas podem vos proteger dos ataques de muitos Medos, principalmente daqueles em que a dor física e a presa inteira ou partes da presa são o seu tipo de alimentação primária (um colete anti-balas resulta na perfeição, acreditem!). Às vezes não é preciso levarem roupas grossas para se protegerem dos ataques de alguns desses Medos, basta usarem o bom senso na maneira como irão vestidos: por ex., deixarem o vosso umbigo exposto quando forem à procura da Marwserpe é uma péssima ideia!
            Embarcação marítima. O Moleirata e o Mestrespírito são encontrados com mais frequência em alto-mar, pelo que poderão ter de arranjar uma embarcação se quiserem ter com eles. Por isso, escolham bem a melhor embarcação possível para viagens marítimas, e, se não souberem manobrá-la, arranjem alguém em quem confiem que o faça (mas lembrem-se que o Mestrespírito e o Moleirata só aparecem no máximo a 3 pessoas de cada vez, incluindo o piloto da embarcação).
            Comida e bebida para vocês. Para o caso de terem uma larica e/ou sentirem necessidade de se hidratarem enquanto procuram um Medo, levem convosco o suficiente para vos saciar a fome e a sede.
            Tipos de alimentação alternativa. Servem principalmente para cativarem o Medo cujo «autógrafo» queiram obter e torná-lo mais recetivo ao vosso objetivo. Porém, o único Medo em que basta darem-lhe todo o tipo de alimentação alternativa dele em detrimento de outros métodos para convencê-lo a assinar o papel é o Abominável Rato-das-Neves, que prefere o queijo tradicional, a única coisa de que se alimenta além do seu tipo de alimentação primária, ao choque psicológico (porém, a dificuldade em fazer com que deixe a sua assinatura é compensada pela vastidão, agrestia e baixa densidade populacional da área que assombra); o aceitação dos alimentos alternativos varia entre os outros Medos e entre alimentos não-principais em relação a cada Medo. Também é recomendável usá-los para alimentarem os vossos parceiros sobrenaturais quando forem caçar os congéneres deles que ainda não assinaram, pois torna-os mais dispostos a obedecer-vos e evita que causem danos a vocês e a outros ao quererem se alimentar.
            Telemóvel. Para o caso de haver alguma emergência e terem de chamar alguém. Mas tenham atenção à sua bateria antes de o levarem, e deixem-no pelo menos silencioso enquanto procuram Medos (os toques dos telemóveis, principalmente os horrorosos, nos momentos errados podem assustar essas criaturas)!
            Mapa da área ou GPS. Convém levarem algo para evitarem ficar perdidos na área para onde vão.
            Caixa de primeiros-socorros. Se é importante para muitas outras situações, juntamente com a sua utilização sábia em caso de lesões e doenças, porque deixaria de o ser na caça aos Medos, uma atividade que, como temos visto, pode acarretar perigos?!
            Objetos e conhecimento de preces que afastem Medos. Para o caso de serem atacados pelos Medos que procurarem sem haver possibilidade de fuga. Se vocês puderem praticar o chamado Exorcismo Maior e, por isso, souberem as preces específicas para esconjurar Medos, podem usá-las contra qualquer Medo. Os Medos cujo tipo de alimentação específica não é o choque psicológico podem ser afastados através do uso de giz (para se desenhar no chão determinados encantamentos de proteção e símbolos místicos, dos quais o signo-saimão é um bom ex.), água benta, sálvia queimada, alho, seixos (espalhados pelo chão) ou sal seco. Além disso, alguns Medos que podem ser afastados perante objetos e condições específicos (ex.: o Formigueister e a Nuventesma fogem mal vêm um cruzeiro [a questão, claro, é arranjar um que possa ser visto!]).
            Tesoura. Se algum Medo que procuram quiser fugir através do Balborinho que criou, atirem uma tesoura aberta para o interior do tal remoinho de vento sobrenatural com vista a desintegrá-lo (o Balborinho, não o Medo, claro!).

            Regras a tomar durante a procura dos Medos
            As seguintes regras não são só para os caçadores de Medos, mas também para pessoas que querem ir ao seu encontro por outro motivo que não fazer com que deixem a assinatura deles num papel.
            Pesquisar. É a primeira coisa a fazer quando se procuram Medos, e começa mesmo antes de se ir para o terreno. Saberem o máximo de coisas acerca do Medo que procuram é fundamental para as coisas correrem bem… Ou pelo menos não correram mal para o vosso lado! Podem pesquisar na Internet, onde há muita informação disponível, na qual se incluem experiências em 1º mão de outras pessoas, em diversos sites, fóruns e páginas de Facebook; podem ler livros que se publicaram acerca dos Medos, mas folhear atentamente livros sobre lendas e folclore das regiões onde eles aparecem também pode ser uma boa jogada (esses livros costumam estar disponíveis nas bibliotecas locais); podem conversar, de preferência cara a cara, com quem já se deparou com essas criaturas, desde que as pessoas em causa estejam dispostas a relatar as suas experiências (houve casos em que o encontro foi traumático para essas pessoas, pelo que compreensivelmente se recusarão a ter uma conversa sobre Medos, principalmente com desconhecidos!).
            Arranjar companhia humana. Se possível, peçam a pessoas da vossa confiança para vos acompanhar na procura de um Medo, pois podem ser úteis no caso de precisarem de ajuda, nem que seja para a divisão dos custos da gasolina ou das baterias elétricas para o caso de irem de transporte individual. Porém, tenham em conta que os Medos não aparecem a mais de 3 pessoas de cada vez, e há Medos que só aparecem a pessoas desacompanhadas de outras (para o caso de quererem levar mais pessoas do que as necessárias, separem-se para ficarem pelo menos vocês sozinhos ou com mais 1 ou 2 pessoas, consoante os Medos, com os outros a uma distância considerável).
            Não levar animais. Se por um lado podem ser uma ajuda ao detetarem os Medos antes de vocês (principalmente os cães) – é mais que certa e sabida a reação dos animais perante o sobrenatural –, por outro lado têm de ser responsáveis por eles e podem atrapalhar-vos ao ficarem nervosos aquando da tal deteção: podem desatar a fugir e vocês perderem-nos, e/ou podem assustar os Medos que procuram, o que leva estes a fugirem ou atacarem em resposta. Além disso, não estão a pensar levar, por ex., um gato, uma ovelha ou uma vaca para a deteção, respetivamente, do Aújo, do Lupicóptero ou da Aracnampira, pois não?!
            Tomar sempre muita atenção. Quando andarem pela área onde aparece um Medo, devem estar sempre muito atentos aos que vos rodeia, principalmente se nunca lá estiveram, não só para evitarem que este vos apanhe desprevenidos, mas também para não sofrerem acidentes – foi assim que se aleijaram ou perderam a vida muitos daqueles que procuravam criaturas espetrais que foram outrora pessoas obcecadas em fazer algo. Recomendamos que deem uma volta com calma na área assombrada pelo Medo que procuram antes de o fazerem para terem uma noção do terreno e, assim, poderem andar lá depois com mais segurança e à-vontade. Mas não é só por causa da vossa integridade física que devem estar sempre com os 5 sentidos (mais o 6º!) alertas. O facto de os Medos serem criaturas espetrais não os impede de deixarem rastos que vocês podem descobrir: por ex., já referimos há pouco o uso de talco ou farinha e plástico preto, e o Abominável Rato-das-Neves costuma deixar pegadas na lama e na neve.
            Atenção às propriedades! Se a vossa procura implica passar por propriedades privadas (basta ser um terreno agrícola comum) ou públicas com restrições (ex.: áreas protegidas), peçam sempre autorização aos proprietários ou aos funcionários do local. Se por acaso pedirem para vocês deixarem o local ou não entrarem nele caso ainda não o tenham feito, façam-no sem contestar – os proprietários ou quem lá trabalha têm sempre a última palavra sobre a frequência do espaço, e vocês correm o risco de terem problemas se não acatarem a ordem!
            Cuidado com a eventual criminalidade violenta! Não estamos a nos referirmos apenas às regras de bom senso para prevenir roubos e afins; há sítios para onde irão procurar Medos que oferecem um elevado risco de ofensas à integridade física na via pública a pessoas de fora por estarem no lugar errado à hora errada! Algumas das tais criaturas são encontradas em áreas urbanas dominadas por quadrilhas, que podem desconfiar que vocês sejam membros de quadrilhas rivais ou polícias infiltrados e, por isso, não hesitarem em atacar-vos; há problemas de caça furtiva e de roubos de fruta e pinhas em áreas rurais onde certos Medos são encontrados, e olhem que quem comete esses crimes não costuma ter escrúpulos em silenciar testemunhas! Convém sempre se informarem previamente sobre a realidade criminal dos sítios a que tencionam ir para evitarem ter problemas, nomeadamente em eventuais guias turísticos ou junto das autoridades policiais locais (isto se forem no geral de confiança, claro!).
            Não procurem Medos juntos dos abrigos deles! Eles são muito ciosos de onde se abrigam, e não gostam das pessoas que se aproximam dos seus esconderijos quando os procuram, exceto aquelas com quem já têm uma boa relação de confiança – os Medos podem mesmo mostrar o seu desagrado ao mesmo tempo que se alimentam! Este aviso é a dobrar no caso de Benzeres, a designada capital dos Medos, pelo que esqueçam completamente aproximarem-se dessa aldeia assombrada para os procurarem!

            Procedimentos a tomar ao se deparar com um Medo
            Encontraram o Medo de que procuravam (ou ele vos encontrou, vá!)? Boa! Agora há que seguir os seguintes passos.
            Mantenham a calma. Não fiquem nervosos, ou pelo menos não demonstrem nervosismo. Lembrem-se que o sangue-frio é aquilo que permite a um caçador de Medos raciocinar como deve ser para as coisas correrem bem! Além disso, isso permite que os Medos cujo tipo de alimentação primária é o choque psicológico não se nutrem como deve ser para irem embora de imediato saciados. Tenham também o papel e a caneta prontos para que o Medo que ainda não assinou possa fazê-lo.
            Tomem atenção ao Medo. Não tirem os olhos dele para não escapar ou se esquivarem dele no caso de vos atacar.
            Tenham uma atitude cordial e respeitosa sempre que possível. Vocês vão obter num papel as assinaturas de Medos, criaturas espetrais sencientes que já foram pessoas como nós no passado, não vão caçar javalis em fúria com uma caçadeira! Embora infelizmente cerca de metade dos Medos ataque primeiro e pergunte depois, há aqueles que só querem causar o menor incómodo possível, e alguns desses podem ser amigáveis com quem se deparam; a questão é convencê-los a assinar o papel. A esses falem com calma e de forma educada, explicando sucintamente o que pretendem deles; preparem-se para conversar um pouco com algumas das tais criaturas, que vos farão algumas perguntas; sejam sinceros no que dizem. Ao fim de algum tempo, se seguirem as nossas recomendações, terão então o papel assinado. Evitem ter uma atitude agressiva com os Medos cujo «autógrafo» querem, tocarem-lhes sem permissão ou armarem-se em espertos, e muito menos ameaçá-los, atacá-los fisicamente sem ser para se defenderem, mandar o Medo que vos acompanha atacá-los escusadamente e/ou insultá-los – as coisas costumam acabar mal para quem procede dessa maneira!
            Nunca falem a nenhum Medo sobre a entidade sobrenatural que os tornou naquilo que são hoje! Apenas vamos dizer que isso é uma garantia para esquecerem a assinatura deles por muito tempo… E também a colaboração deles se o fizerem após o vosso papel ser assinado, independentemente do grau de confiança que já tiverem!
            Usem o Medo que vos acompanha em caso de necessidade. Caso os Medos queiram escapar ou vos atacar, mandem o vosso parceiro sobrenatural pará-lo (repetimos: apenas quando eles queiram escapar ou vos atacar). O sucesso disso depende de certos fatores (daqui a pouco iremos ver isso), mas o Medo que ainda não assinou pode fazê-lo quando se vir subjugado.
            Saibam parar de tentar obter o «autógrafo» se não conseguirem. Não resultou? Paciência, fica para a próxima! Alguma coisa deve ter falhado, pelo que vocês terão de ver mais tarde o que erraram. Não insistam se o Medo que não foi subjugado pelo seu congénere não quiser assinar o papel, retirem-se calmamente e com educação se o ele não fugir e não for agressivo, ou saiam de cena o mais depressa possível se ele não fugir e for agressivo – é pelo menos a vossa integridade que está em jogo! Ah, e se não conseguirem fugir dele, preparem-se para se defenderem como puderem, principalmente com os já referidos objetos e/ou preces que, respetivamente, tenham ou conheçam para os afastar!

            Procedimentos a tomar com os Medos que já assinaram o papel
            As seguintes regras são principalmente para os caçadores de Medos que querem cooperar com os Medos que lhes deram um «autógrafo», nomeadamente na construção de uma relação de maior proximidade com eles.
            Tomem muito bem conta da folha de papel com as assinaturas dos Medos! Aconselha-se vivamente isto até mesmo aos caçadores que só querem ter o papel assinado sem terem nada a ver com essas criaturas: até o mais feroz dos Medos deixa de ser um incómodo e passa a ter uma atitude respeitosa e cooperante para aqueles que conservam um papel só com a assinatura dele e também eventualmente as dos seus congéneres e do caçador, tudo à mão. É obrigatório o papel ter exclusivamente 1 assinatura de cada Medo, embora possa também escrever lá o nome quem a possui (nem é permitido sequer um risquinho que não seja parte de uma assinatura!), não perder nada do que foi permitido lá escrever (daí estar escrito em cima «e não um lápis» entre parênteses curvos – aquilo que se escreve por uma caneta conserva-se melhor que o mesmo escrito por um lápis), estar completamente intacto (não pode ter nem sequer um minúsculo rasgão!) e não ficar perdido (ou seja, quem o possuí ter consciência de onde está) durante muito tempo; caso contrário, terão de fazer tudo de novo, noutra folha em branco sem ser eventualmente pelo vosso nome, se quiserem que volte a ser possível os Medos que já assinaram antes colaborarem convosco! Para isso é que tínhamos dito anteriormente que o melhor é guardar o papel numa boa pasta, mica ou capa. E não se preocupem com a falta de espaço no papel por parte dos Medos: eles têm assinaturas pequenas, pelo que na folha, frente e verso, cabem os «autógrafos» deles todos!
            Respeitem os Medos que já assinaram o vosso papel e dêem-se a respeitar. Não são apenas eles que vos têm de respeitar; o respeito tem de ser mútuo para que a assinatura deles seja válida. Se os Medos que assinaram o vosso papel virem que vocês estão a faltar-lhes ao respeito ao se dirigirem a eles ou mesmo mostrem que não são gente série no fundo, há o risco enorme de eles voltarem a proceder convosco como antes da assinatura; a partir daí, só pode voltar a haver a possibilidade de colaboração quando voltarem a pedir-lhe um «autógrafo»… O que implica terem de recomeçar a caçar Medos! Em suma, tratem-nos como gostavam de ser tratados. Esse respeito mútuo também implica compromisso: eles comprometem-se a ajudar-vos no que podem, e vocês têm de se comprometer a ajudá-los sempre que possível em situações como…
            A alimentação. Alimentar os Medos com os seus tipos de alimentação alternativa não é obrigatório, mas é uma boa estratégia para consolidar uma relação de confiança entre caçador e Medo, e também pode no mínimo atenuar o incómodo causado aos vivos nas áreas assombradas por essas criaturas depois de assinarem o papel. Basicamente combinam encontrarem-se num dado sítio (pode ser o vosso sítio de residência, as áreas de aparição deles ou, se já houver entre vocês e eles uma boa relação de confiança, dentro ou perto dos seus abrigos) para lhes darem comida de que cada Medo se alimenta além do seu tipo de alimentação primária (se um Medo tiver pelo menos 2 tipos de alimentação alternativa, convém variar entre eles) nas alturas em que andam por aí, e não convém falhar o combinado sem justificação (lá está, o tal compromisso). Os Medos comem a quantidade que lhes apetecer, e têm de lhes dar mesmo um dos seus alimentos alternativos de forma simples e bem preparada – por ex., um bacalhau dourado tem de ser mesmo um bacalhau dourado, sem nada de diferente ou especial, ou o Varrineto recusar-se-á a comê-lo!
            Combinem as coisas os Medos cujas assinaturas já estão no vosso papel de forma bem organizada. Antes de mais, como se pode combinar algo entre pessoas e Medos se ambos viverem e/ou andarem longe uns dos outros? É simples: através do telemóvel! É inacreditável, mas todos os Medos têm nos dias de hoje telemóveis (e também outros dispositivos eletrónicos, o que faz pelo menos alguns deles terem contas de Twitter! A sério!), e podem trocar de números após eles assinarem o vosso papel (mas lembrem-se que os números de telemóveis deles são privados)! Quando combinam algo com um Medo, há que ser para as alturas em que está fora do seu abrigo e ver se ele está disponível – muitas vezes já tem compromissos com outras pessoas! Felizmente foi criado há pouco um site onde os caçadores de Medos podem registar publicamente as alturas e as criaturas dessas com quem têm compromissos, o que ajuda um pouco. Combinar isso como deve ser também implica escolher bem o Medo que querem que vos acompanhe (relembrem-se: se estiver disponível na ocasião) na caça aquele que ainda não assinou: há que ver os dados de colaboração que tem (repetimos que esses dados serão explicados mais tarde) e o elemento dele, além do grau de confiança que há entre vocês e ele e de pormenores como, por ex., o Formigueister e a Nuventesma se odiarem tanto mutuamente ao ponto de se atacarem sem querer saber o que está à volta deles; a combinação disso tudo determina a probabilidade do Medo que escolheram como parceiro dominar o seu congénere quando este quiser escapar ou vos atacar para que o último assine o papel.
           Sejam responsáveis pelos Medos que vos acompanharem. Os Medos são criaturas espetrais únicas, não são brinquedos! E embora vocês possam usar os seus préstimos noutras coisas que não a caça a outros Medos (ex.: solicitação de informações sobre eles próprios e o universo sobrenatural deles [desde que possam falar]), por favor, nunca os usem para fins pouco dignos – isso, de uma maneira ou de outra, pode acabar mal para quem tem essa triste ideia!

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