Os grupos, as designações e os elementos dos Medos

            Conforme se conheciam mais coisas acerca dos Medos, principalmente através dos testemunhos de quem se encontrou com eles (às vezes deliberadamente, tal como já foi aqui escrito), diferentes pessoas que estudaram a origem, a fisionomia, os poderes e o comportamento deles foram atribuindo-lhes designações, grupos e elementos.
            As designações são as alcunhas que cada Medo recebeu com base nas suas características físicas e/ou psicológicas, descrevendo em poucas palavras aquilo que são.
            Os grupos são os conjuntos de 2 a 4 Medos, agrupados por serem semelhantes entre si a nível físico ou comportamental, ou então, no caso dos Grupos II e XXII – respetivamente, os Grupos Duo Maravilha e dos Companheiros de Quarto –, por terem um relacionamento de proximidade, isto é, porque andam pelo menos a maior parte do tempo juntos. Categorizaram-se os Medos em 26 grupos, cada um numerado (números escritos em numeração romana) e nomeado por extenso.
            Os elementos são os tipos que os Medos são devido às suas propriedades locomotivas, espetrais e comportamentais. Os Medos podem ser de 4 elementos:
            - Água – os Medos deste elemento deslocam-se principalmente na água e em terreno parcialmente húmido (isto quando a água se encontra no estado líquido);
            - Ar – os Medos deste elemento deslocam-se principalmente no ar, bem acima do nível do solo;
            - Fogo – os Medos deste elemento deslocam-se principalmente em terreno seco, têm a temperatura espetral muito mais alta que os outros Medos, são por norma mais agitados, e alguns são capazes de emitir chamas;
            - Terra – os Medos deste elemento deslocam-se principalmente em terreno seco, têm a mesma temperatura espetral que os Medos de Água e de Ar, são por norma mais calmos, e alguns trabalham com materiais ligados à terra.
            Os elementos também são um fator de vantagem, desvantagem ou igualdade de forças entre os Medos em caso de se confrontarem, embora não determinem o resultado do confronto (pois outros fatores podem estar em jogo, como a perícia dos próprios Medos). A figura em baixo atesta as relações de forças não-iguais entre os elementos.

Imagem das relações de vantagens e desvantagens entre os elementos dos Medos
Em cima são mostrados quais os elementos que estão em vantagem e em desvantagem em relação a cada um deles.

            Assim, os Medos de Água estão em vantagem quando se confrontam com os de Fogo, pois a água apaga o fogo; os Medos de Fogo são mais fortes que os de Terra, dado que o fogo queima a terra e o que está nela, e altera a sua paisagem; os Medos de Terra têm mais hipóteses de vencer em confronto os Medos de Ar, pois as atividades geológicas influenciam a atmosfera; os Medos de Ar têm mais poder que os de Água, uma vez que aquilo que acontece no ar influencia a água. Obviamente, se Medos do mesmo elemento ou de elementos diferentes que não têm relações de forças não-iguais se confrontarem (ex.: um Medo de Ar enfrentar um Medo de Fogo), os elementos deixam de ser um fator de vantagem ou de desvantagem.

Sem comentários: